Tem como escovar dente de cachorro?

 Tem como escovar dente de cachorro?



Mesmo que escovar dentes em cachorro seja um hábito tão importante quanto o banho e tosa para a higiene do animal, ele é bem menos difundido e realizado. A grande maioria dos donos não realiza a escovação, o que faz com que os pets tenham uma péssima saúde bucal.

Mesmo que escovar o dente para cachorro seja difícil, é uma tarefa importante para que o bichinho consiga se alimentar bem. Caso contrário, pode ser que seus dentes comecem a doer e ele os perca na velhice, caso bem comum em cães a partir dos 10 anos de idade. 

No entanto, sabemos que esse processo não é nem um pouco fácil. A grande maioria dos animais leva certo tempo para se acostumar com essa atividade e apresenta bastante resistência durante as primeiras tentativas. No entanto, depois de algum tempo acabam se adaptando e até mesmo gostando de ter sua boca higienizada.

Quantas vezes devo escovar dente de cachorro por dia?

O organismo dos cães é bem diferente do dos seres humanos. Isso implica diretamente no hábito de limpeza bucal, que também ocorre de maneira distinta.

Ao contrário do nosso caso, não é preciso realizar a escovação dente cachorro depois de cada uma das refeições. No entanto, caso o dono tenha o tempo necessário, fazer a higienização uma vez ao dia é uma prática bastante saudável e recomendada. 

Se isso não for possível, o ideal é escovar no mínimo três vezes na semana. Dessa forma as bactérias não possuem tempo para causar grandes problemas e a arcada dentária permanece preservada e longe do temido tártaro.

Pode escovar os dentes do cachorro com pasta de dente?

Com toda a certeza um dos erros mais comuns entre os donos é escovar dente de cachorro com pasta normal. Mesmo que a intenção por trás do ato seja boa, essa atitude pode causar consequências bem sérias para o animal.

Afinal, a composição da pasta de dente para humanos é realizada com base no funcionamento do nosso organismo e nas noções que temos, como não engolir a espuma ou usar em excesso. 



Para os cachorros é muito mais difícil assegurar que isso não ocorra, o que pode gerar diversos problemas gastrointestinais.  Assim, os veterinários são enfáticos que não pode escovar o dente do cachorro com pasta de gente. Além disso, o gosto da pasta de dente para seres humanos não ajuda nem um pouco o processo de escovação.

Por esse motivo, existem pastas específicas para escovar dente de cachorro. Elas possuem uma composição especial para animais, além de um sabor agradável, o que permite torna o pet mais colaborativo com a execução do processo. Esse produto pode ser adquirido com facilidade em pet shops ou em clínicas veterinárias.

O que é bom para limpar os dentes de cachorro?

Além da pasta dentária específica para cães, existe também escova de dente cachorro. Elas possuem um formato que combina melhor com a dentição dos pets e comumente são dedeiras, o que deixa o procedimento ainda mais fácil.

Porém, quem não possui tanto tempo disponível para fazer a escovação de dente cachorro, pode adquirir outros produtos que também ajudam na limpeza. 

Atualmente, há diversos brinquedos com compostos que evitam o mal hálito. Além disso, outros petiscos que removem o tártaro. Eles não substituem a limpeza completa, mas são ajudantes eficientes.

Pode escovar os dentes do cão com bicarbonato?

Que escovar dente de cachorro com pasta de gente é um erro, nós já descobrimos. Porém, existem outras alternativas que podem ser utilizadas para substituir o creme dental canino.

O bicarbonato de sódio é uma delas. Quando misturado com um pouco de água, ele forma uma pasta espessa bastante eficaz na remoção de sujeiras. No entanto, vale lembrar que essa composição não possui aquele sabor agradável que faz o pet colaborar com a escovação, sendo assim, não é uma boa opção para os cachorros mais rebeldes.

Gostou das informações que reuni aqui no artigo? Então, compartilhe o post nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam disso também!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 dicas para ser Dono de um Pet com Estilo de Vida

Cuidados com cachorros: 5 dicas de saúde para seu pet