Cuidados com cachorros: 5 dicas de saúde para seu pet
Cuidados com cachorros: 5 dicas de saúde para seu pet
1-Alimentação e cuidados com cachorro.
A alimentação do pet é um cuidado que deve começar quando ele ainda é um filhote. Entre 6 e 8 semanas de vida o processo de desmame deve ser iniciado e a ração sólida introduzida gradativamente na alimentação do animal. Ofereça apenas ração de filhote para cães até 1 ano de idade.
Durante esse período, também é importante fracionar e oferecer refeições entre 4 e 5 vezes ao dia. Isso é importante porque você ajuda o animalzinho a manter o nível de glicose no sangue, evitando crises de hipoglicemia.
2- Cuidados com o pelo.
Os cuidados com cachorros também passam pela atenção à pelagem do animal. Escove seu bichinho pelo menos uma vez por semana para manter os pelos hidratados e ainda evitar a queda excessiva. Cães de pelos longos exigem maior frequência na escovação. Utilize escovas e rasqueadeiras para pet.
Além da escovação, outro cuidado é muito importante para o pelo e a pele do seu animal. O banho do cachorro deve acontecer apenas com produtos específicos para pets, como shampoos, condicionadores e colônias. Nunca utilize produtos de uso humano, pois podem intoxicar e dar alergias no seu cachorro.
3- Prepare a casa para o pet.
Evitar acidentes também um dos cuidados com cachorros necessários para manter a saúde e o bem-estar. Prepare sua casa ou apartamento antes de receber o animalzinho. Telas podem ser instaladas em janelas e varandas para evitar quedas. Elas também podem ser usadas em portões que dão diretamente para a rua para evitar fugas.
Portões para cachorro e cercados são ótimos para limitar o acesso do animal em alguns cômodos, como cozinha ou garagem. Aposte em tapetes para evitar escorregões e lesões em casas com pisos muito lisos. Retire medicamentos e plantas do alcance do animal, eles podem intoxicar o bichinho e levar à óbito.
4 - Vacinação anual.
vacina e cuidados veterinários com cachorro
Cães adultos devem ser vacinados todos os anos com as vacinas V10 ou V8. Elas protegem o cachorro contra cinomose, parvovirose, leptospirose e outras enfermidades graves que podem levar o animal à óbito. Outra vacina que deve ser realizada anualmente é a Antirrábica. Ela imuniza contra a Raiva, uma doença grave que pode ser transmitida para humanos.
Além dessas duas aplicações fundamentais para manter os cuidados com cachorros sempre em dia, ainda existem vacinas para verminoses, gripes, entre outras doenças. Consulte um médico veterinário e siga a indicação do protocolo de imunização
5 - Antipulgas e remédio para carrapato
Os cuidados com a saúde também incluem o uso frequente de antipulgas e remédio para carrapatos. Esses medicamentos são responsáveis por deixar seu pet livre de pulgas, carrapatos, piolhos e mosquitos, evitando diversas doenças.
Disponíveis no formato de coleiras, pipetas, sprays e até medicamentos orais, os antipulgas possuem períodos de atuação diferentes. Converse com seu veterinário e defina o que funciona melhor para seu pet.
Comentários
Postar um comentário